História

UMA HISTÓRIA SEM COMPARAÇÃO!

 

Dizem que tudo o que um sonho precisa para ser realizado, é de alguém que acredite, de fato, que ele possa ser realizado. Há quase 30 anos, dois irmãos acreditaram no sonho de idealizar uma escola que fosse referência no ensino de qualidade para as famílias itabunenses e para a região Sul da Bahia. Foi assim que surgiu, em 12 de março de 1993, o Colégio e Curso Galileu, sonho idealizado pelos irmãos Ednaldo Ribeiro dos Santos (Professor Naldo) e Eliomar Ribeiro dos Santos. Hoje, o Colégio e Curso Galileu é uma respeitada instituição de ensino e líder absoluta em possibilitar o acesso dos seus alunos e alunas nas principais Universidades pelo país, assim como bons resultados e aprovação no ENEM.

Ao longo da nossa história, diversos professores especialistas e de grande credibilidade foram e são responsáveis pelo ensino de excelência, que é a marca registrada da escola. Sob a liderança dos irmãos sonhadores e de mulheres competentes como Professora Cornélia Guimarães e Pollyana Ribeiro, o Colégio Galileu firma-se como instituição de qualidade e competência na construção de conhecimentos e saberes.

Em março de 1993, surge o Curso Galileu, a partir da criação de um curso pré-vestibular, diante da grande procura, há a necessidade de ofertar o segmento de Ensino Médio, assim, surge o Colégio e Curso Galileu e, no ano de 1996, criou-se o segmento de Ensino Fundamental II. No contexto itabunense, o aparecimento do Colégio e Curso Galileu teve como princípio norteador: oferecer e garantir um ensino de qualidade às famílias da região Sul da Bahia, evitando assim, naquele período que as mesmas deslocassem seus filhos para a cidade de Salvador, alcançando, desse modo, o tão esperado acesso ao nível superior através do vestibular. A partir da licenciatura em física do Professor Naldo, é que se origina a gênese do nome Galileu, visando atribuir às ideias desse grande teórico da área da astronomia, física e matemática para o Colégio, batizado assim, em sua homenagem.

Os fundamentos teóricos/filosóficos de Galileu Galilei revelam que a condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento; e é neste movimento que o Colégio e Curso Galileu propõe uma evolução sem comparação, afinal, buscamos respeitar as tradições, mas com o olhar sempre para o futuro e para os novos saberes. Atuando há quase 30 anos com o processo educativo de crianças, adolescentes e jovens itabunenses e de municípios vizinhos, o Colégio Galileu pauta sua ação pedagógica em uma concepção educação diferenciada, baseada nos princípios filosóficos da Pedagogia Crítica Social dos Conteúdos e pautada nas competências e habilidades que regem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de que o aluno possa construir um conhecimento diferenciado e que possa se destacar como um cidadão e profissional crítico, reflexivo, indagador e partícipe diante da sociedade itabunense, baiana e brasileira.